VII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira

Começou na última terça-feira mais uma edição do CachoeiraDoc, esse festival super quente  e engajado que acontece na deliciosa cidade de Cachoeira. É minha terceira passagem e cobertura consecutivas por essa terra boa e por esse festival tão particular no cenário nacional de mostras de cinema.

O olhar e a presença feminina no cinema são questões centrais que o festival destaca este ano. Ainda que a politização sempre tenha sido uma marca registrada do CachoeiraDoc, agora as coisas parecem incontornáveis. Isso está presente não só na postura e nos discursos de quem participa e passa pelo festival – incluindo aí uma bonita manifestação dos estudantes do curso de cinema da UFRB na abertura, clamando por resistência –, mas também nos próprios filmes que temos visto na programação, vide o momento político conturbado que vivemos depois de um golpe constitucional ter sido consumado e preparado na nossa frente.

Como sempre, faço uma cobertura factual no Jornal A Tarde, e mantenho aqui no Moviola Digital a escrita mais detida sobre alguns filmes dessa fervilhante seleção que o festival oferece este ano.

Mais informações e detalhes, aqui o site oficial do CachoeiraDoc.  Fora isso, #foratemer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos