Viagens cinéfilas

  • Apostas Oscar 2020
    Temporada de prêmios encerra hoje mais à noite com a entrega do Oscar, depois de um ano maravilhoso que foi 2019 para o cinema no mundo. Pena que a Academia ainda esteja presa a parâmetro$ outros que não o da pura qualidade das obras, o que tirou do páreo filmes fenomenais como Ad Astra – Rumo às Estrelas e Joias Brutas (só para ficar em exemplares norte-americanos), dois filmaços que não tiveram chances na engrenagem das campanhas agressivas das produtoras. Mas estou aqui para comentar as principais categorias e entrar na brincadeira de tentar adivinhar os prêmios desta noite. A listagem dos indicados segue minha ordem de preferência em cada categoria, com minha aposta para o vencedor em negrito. Vamos lá. Melhor Filme 1917 surgiu na surdina e ganhou a galera com seu preciosismo técnico, quem diria. A Netflix, que parecia tão forte na disputa com O Irlandês e História de um Casamento, viu seu esperado apogeu ser adiado por mais um ano (até quando?). Tenho para mim que existe, nos [Mais...]
  • Relembrando Tarkovski
    Terminou na semana passada, aqui em Salvador, o Ciclo Tarkovski, promovido pelo projeto Cinematográfico. Pra quem é da cidade e não conhece as atividades desenvolvidas por Fabrício Ramos e Camele Queiroz, precisa perder alguns pontos na carteirinha da cinefilia. Eles possuem lugar cativo na programação semanal do Circuito Saladearte e desenvolvem uma série de exibições, distribuídos entre todas as salas do circuito, finalizadas com conversas sobre os filmes. A mostra com as obras do Tarkovski – foram exibidos todos os longas, menos o documentário feito em conjunto com o roteirista italiano Tonino Guerra, Tempo de Viagem – faz parte de uma das ações do projeto, o Cine Cineasta, que foca, todo mês, na obra de um grande cineasta reconhecido. No caso do mestre russo, deu pra dar conta da integralidade de suas ficções em longa-metragem, exibidos em ordem cronológica. Aqui, link da página do Cinematógrafo no Facebook, onde é possível acompanhar a agenda de exibições e saber sobre todas as [Mais...]
  • Mostra SP, meus melhores
    10 dias de Mostra, 33 filmes vistos. Nada mal. Foi uma boa mostra, porém tive a impressão que já tivemos anos melhores em termos de grandes filmes. Mas não tô reclamando. Houve as habituais surpresas (quem diria, irmãos Dardennes) e aqueles filmes que a gente queria ter gostado mais (ai, seu Eggers). Como a gente gosta de uma lista, segue aqui todos os filmes vistos em ordem de preferência. Criei essa mesma lista lá no Letterboxd pra quem curte. Ainda voltarei a alguns desses filmes para algumas reflexões rápidas, enquanto o Panorama vai proporcionando outras tantas. Agora, à lista:   Synonymes (Nadav Lapid, Israel/França/Alemanha) Parasita (Bong Joon-ho, Coreia do Sul) O Paraíso Deve Ser Aqui (Elia Suleiman, Palestina/França/Turquia) A Vida Invisível (Karim Aïnouz, Brasil/Alemanha) System Crasher (Nora Fingscheidt, Alemanha) O que Arde (Oliver Laxe, França/Espanha/Luxemburgo) História de um Casamento (Noah Baumbach, EUA) Frankie (Ira Sachs, França/Portugal) Technoboss (João [Mais...]
  • Adeus, São Paulo. Alô, São Salvador
    Alquebrado, cheguei a Salvador ontem à tarde e fui direto pra abertura do Panorama Coisa de Cinema. A Mostra de São Paulo passou como um furacão, foram 10 dias de maratona louca, mas deliciosa. Deixei-a lá, no último dia, porque outra jornada começa – mas ainda voltarei à Mostra. Na abertura do Panorama, concorridíssima, Meu Amigo Fela, de Joelzito Araújo, e A Vida Invisível, de Karim Aïnouz. O Glauber Rocha estava fervendo, de gente, de animação, de frenesi pelos dias intensos de cinema que temos pela frente. Vi o filme do Karim lá em São Paulo, entrevistei-o aqui em Salvador esta manhã. Fazemos o que podemos. Karim, articuladíssimo, fala do patriarcado, da sua formação familiar cercado de muitas mulheres, de como se sente confortável em retratar e trafegar por esse universo. Mas avisa: “este não é um filme feminista, mas anti-machista”. A Vida Invisível estreia no próximo dia 21 de novembro. Preparo matéria no A Tarde, aguardem. E o Panorama tá aí, cheio de coisas deliciosas [Mais...]
  • Karim, André, Geovani
    Uma das delícias da Mostra SP, para além dos filmes, são os encontros. Nem precisa marcar, você vai se esbarrar com os amigos e conhecidos – muito deles críticos, outros são amizades que se construíram justamente ao redor do evento no decorrer do tempo. Ou seja, é onde a cinefilia se encontra. Mas eu queria mesmo era falar de um inusitado encontro, descendo apressadamente a R. Augusta em direção ao cinema. André Novais de Oliveira (diretor de Temporada, Ela Volta na Quinta etc), descia também a rua procurando uma loja de discos antigos. Perguntei, intrigado, se ele ou a galera da Filmes de Plástico tinha algum filme na Mostra – porque se tivesse eu tinha  passado batido. Mas não. André me conta que estava em São Paulo trabalhando com Karim Aïnouz. Isso mesmo, os dois estão escrevendo a adaptação do livro O Sol na Cabeça, do jovem Geovani Martins para Karim dirigir. Acho que eu já tinha ouvido falar sobre esse projeto, bom saber que ele está caminhando, ainda mais com a [Mais...]

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